Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível B1
 
Domínio/Tema:

Gramática

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português Língua Não Materna (94) | 1.ª fase de 2023
Palavras-chave:

gramática; pronomes; aplicação de regras

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Item 5 - Parte B

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto escrito
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) – identificar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
49,2% 
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Utilizar formas átonas dos pronomes pessoais.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível A1 – p. 7): Gramática – Utilizar e reconhecer: (…) pronomes pessoais (formas tónicas e átonas) (…).

 

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível B1 – p. 7): Gramática – Reconhecer e utilizar corretamente as formas átonas dos pronomes pessoais.

 

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos: A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

 

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas de itens de escolha múltipla é dicotómica.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Propõe-se a análise de um conjunto de frases para distinguir os pronomes átonos com função de complemento direto e complemento indireto em posição enclítica.

 

2 Do exemplo à regra

  • Projetar seis frases simples divididas em dois grupos: duas frases onde os pronomes átonos desempenhem a função de complemento indireto e quatro frases onde os pronomes átonos desempenhem a função de complemento direto. (Ex: GRUPO 1) Ele respondeu-lhe / Ele telefonou-lhes; GRUPO 2) Ele comprou-a / Ele lavou-as / Ele observou-o / Ele limpou-os).

Tarefa 1 – em pares

  • Solicitar aos alunos que rescrevam as frases, substituindo os pronomes por expressões correspondentes.
  • Promover a apresentação das respostas elaboradas pelos alunos.
  • Solicitar aos alunos que observem as frases projetadas e, confrontando esses exemplos com os exemplos nos seus cadernos, que explicitem o critério para a constituição dos dois grupos. De acordo com o perfil da turma, pode orientar a reflexão, pedindo aos alunos que completem a frase: No grupo___, são utilizados os pronomes _________, porque______.
  • Promover a apresentação das respostas elaboradas pelos alunos. No final da discussão, os alunos poderão confrontar as conclusões a que chegaram com a informação que consta na gramática sobre a utilização de pronomes átonos.

Tarefa 2 – em pares

  • Apresentar um conjunto de frases com verbos transitivos diretos e indiretos (Ex: oferecer, comprar, dizer, apresentar, emprestar, entregar, mostrar, pagar, pedir).
  • Solicitar aos alunos que substituam as expressões sublinhadas pelo pronome correspondente, seguindo o exemplo: Ela deu livros (o quê) ao amigo (a quem). Ela deu-os ao amigo. Ela deu-lhe livros.

Tarefa 3 – em grande grupo

  • Realizar um Quizziz (https://quizizz.com/) para consolidar as conclusões retiradas (Exemplo: exercício de completamento ou de associação).
  • Projetar os resultados obtidos pelos alunos.

 

EM SEQUÊNCIA (1): 

  • Apresentar um conjunto de frases lacunares com formas verbais terminadas em -r, -s, -z e -ão, -õe, -m. Solicitar aos alunos que preencham os espaços, substituindo os pronomes sublinhados por expressões correspondentes.

Ex: Queres ver _______? Queres vê-lo.

  • Promover a apresentação das respostas elaboradas pelos alunos.
  • Solicitar aos alunos que, observando os exemplos, explicitem as regras de alteração aos pronomes átonos. Poderão confrontar as conclusões a que chegaram com a informação que consta na gramática.

 

EM SEQUÊNCIA (2): 

  • Solicitar aos alunos que consultem as formas contraídas dos pronomes átonos na gramática.
  • Apresentar um conjunto de frases lacunares com verbos transitivos diretos e indiretos (Ex: agradecer, vender, explicar, devolver). Solicitar aos alunos que preencham os espaços, seguindo o exemplo:
  • Ela deu livros (o quê) ao amigo (a quem). Ela deu-os ao amigo. Ela deu-lhe livros. Ela deu-lhos.
  • Ela vendeu _______ (o quê) ______ (a quem). Ela vendeu-_____ aos primos. Ela vendeu-_____ a casa. Ela vendeu-lha.

Pretende-se com este exercício que os alunos rescrevam as frases, substituindo os pronomes por expressões correspondentes, e que decomponham a forma contraída do pronome átono nas formas que correspondem ao complemento direto e indireto.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.