Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível A2
 
Domínio/Tema:

Compreensão do Oral

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português Língua Não Materna (93) | 2023
Palavras-chave:

compreensão oral; oralidade

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:

Cloze

Tipo de suportes:
Áudio
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – interpretar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
44,4%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Compreender o sentido global de um texto oral

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível A2 – p. 4): Compreensão Oral – Compreender os tópicos essenciais de uma sequência falada e de uma sequência dialogal (interação quotidiana, debate, entrevista), quando o débito da fala é relativamente lento e claro;

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:

A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados às línguas (língua materna e línguas estrangeiras); dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

B – Informação e Comunicação - As competências associadas a Informação e comunicação implicam que os alunos sejam capazes de utilizar e dominar instrumentos diversificados para pesquisar, descrever, avaliar, validar e mobilizar informação, de forma crítica e autónoma.

G – Bem-estar, Saúde e Ambiente - As competências associadas a bem-estar, saúde e ambiente implicam que os alunos sejam capazes de compreender os equilíbrios e as fragilidades do mundo natural na adoção de comportamentos que respondam aos grandes desafios globais do ambiente.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Este item é classificado por níveis de desempenho.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Exemplo de sequência de atividade:

Vamos ouvir!

Tarefa 1

 

  • Introduzir o tema do recurso áudio, apresentando imagens relacionadas com o texto áudio e pedindo aos alunos que as nomeiem, de forma a introduzir/relembrar o vocabulário para a atividade.
  • Informar os alunos de que irão ouvir o recurso áudio uma primeira vez, pedindo-lhes que tirem notas sobre as ideias que ouvem.
  • Pedir aos alunos que, em pares, tentem resumir o que ouviram e que contraponham as suas ideias: as ideias correspondem ou são diferentes?
  • Apresentar um questionário online com perguntas de escolha múltipla sobre o texto.
  • Solicitar aos alunos que ouçam o áudio pela segunda vez e que resolvam o questionário.
  • Projetar os resultados gerais (gráfico) das respostas online em grande grupo e analisar os resultados.
  • Corrigir o questionário em grande grupo. Proceder à audição do áudio por fases, se necessário para esclarecer respostas ou resumos incorretos.

 

Tarefa 2

 

  • Distribuir uma ficha de trabalho sobre um novo áudio, cujo tema esteja relacionado com o primeiro.
  • Pedir aos alunos que leiam as perguntas.
  • Solicitar aos alunos que ouçam o áudio e que resolvam a ficha de trabalho.
  • Passar o áudio pela segunda vez e pedir aos alunos que verifiquem as suas respostas.
  • Recolher as fichas para serem corrigidas e/ou avaliadas.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.