Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível A2
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português Língua Não Materna (93) | 2023
Palavras-chave:

leitura; interpretação

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha Múltipla
Tipo de suportes:
Texto escrito
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (Inferior) – compreender
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
76,6%
        Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Compreender o sentido global de um texto escrito.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível A2 – p. 5): Leitura – Compreender o sentido global, o conteúdo e a intencionalidade de textos de linguagem corrente.

 

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:

A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

E - Relacionamento interpessoal – As competências associadas ao Relacionamento interpessoal implicam que os alunos sejam capazes de trabalhar em equipa e usar diferentes meios para comunicar presencialmente […]; interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação de itens de escolha múltipla é dicotómica. Neste caso, apenas se considera como resposta correta a seleção da única opção correta.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Com esta sequência, pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade da compreensão da leitura do que leem, do geral para o específico.

 

Detetives de texto em ação!

  • A turma é dividida em pares ou em pequenos grupos. O professor distribui textos previamente selecionados, retirados de revistas, jornais, sites, etc. É importante que esses textos contenham informações essenciais que possam ser identificadas pelos alunos.
  • É explicado que devem ler o texto com atenção, discutir o assunto e identificar as informações essenciais (datas, nomes de pessoas, locais, motivos, etc.), sublinhando ou destacando no próprio texto ou anotando numa folha de papel.
  • Quando os pares/grupos tiverem terminado a tarefa, partilham as suas anotações com a turma. O professor validará, ou não, as respostas, complementando ou corrigindo quando e se necessário.
  • Após as apresentações, o professor promove uma discussão sobre a importância da identificação do essencial na leitura e a utilidade em situações práticas da vida quotidiana.
  • Para finalizar, pode ser solicitado aos alunos que escrevam um resumo do seu texto com as informações essenciais.
  • Avaliar a atividade através de observação direta.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.