Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível B1
 
Domínio/Tema:

Compreensão do oral

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português Língua Não Materna (94) - 2019
Palavras chave:
compreensão; oralidade; seleção da informação
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto oral
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) – reconhecer; identificar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
38,2%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Identificar informação específica e pormenores no texto.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível B1 – p. 4): Compreensão oral - Compreender aspetos essenciais de discursos ouvidos em linguagem padrão.

Áreas de Competência do Perfil do Aluno: A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas de itens de escolha múltipla é dicotómica. Apenas se considera como resposta correta a seleção exclusiva das opções que correspondem a informações dadas no programa.

Chave: A; B; E.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

A sequência de atividade que se apresenta assenta na exposição dos alunos a textos orais adequados ao seu nível de proficiência linguística. Permitirá que os alunos se consciencializem da importância de saber escutar para apreenderem criticamente o conteúdo da mensagem veiculada.

Exemplo de sequência de atividade

 

Ouvir (e) falar

  • Disponibilizar um conjunto de palavras-chave, onde se incluam palavras relacionadas com o texto que os alunos irão posteriormente ouvir. Conforme a modalidade de trabalho que se pretenda aplicar, este conjunto pode ser projetado no quadro ou facultado a cada aluno individualmente.
  • Apresentar o texto (ex.: notícia, apreciação crítica, entrevista) e solicitar a cada aluno que selecione apenas as palavras-chave que se relacionam com o mesmo. O número de vezes que o texto é apresentado/ouvido dependerá do seu grau de complexidade.
  • Elaborar um resumo ou uma paráfrase oral do texto ouvido, com base nas palavras-chave selecionadas. Conforme a modalidade de trabalho que se pretenda aplicar, esta tarefa pode ser realizada coletivamente, a pares ou individualmente.
  • Organizar a turma em pequenos grupos, solicitando aos alunos que elaborem uma lista com afirmações sobre o texto previamente ouvido. A lista deverá ser construída de acordo com os seguintes constrangimentos: deverá conter um conjunto de afirmações verdadeiras, um conjunto de afirmações falsas e um conjunto de afirmações cuja autenticidade não é possível comprovar recorrendo apenas à informação contida no texto.
  • Promover a apresentação das listas elaboradas pelos diferentes grupos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com recurso a rubricas de avaliação previamente construídas (auto e heteroavaliação).


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.