Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível A2
 
Domínio/Tema:

Gramática

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português Língua Não Materna (93) | 2019
Palavras-chave:
gramática; preposições; aplicação de regras
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Completamento por seleção
Tipo de suportes:
Imagem e texto escrito
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) – reconhecer; associar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
38,2%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Utilizar adequadamente preposições em contexto frásico.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível A2 – p. 4): Gramática - Estabelecer relações semânticas entre palavras.

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos: A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas de itens de escolha múltipla é dicotómica. Apenas se considera como resposta correta a seleção das três preposições adequadas ao contexto frásico.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Propõe-se a análise de produções escritas, para deteção de usos divergentes das preposições.

Exemplo de sequência de atividade

 

Para que servem e como se usam as preposições?

  • Organizar os alunos da turma em pares.
  • Distribuir um texto por cada par.
  • Solicitar aos alunos que identifiquem as preposições no texto e, posteriormente, que apresentem as utilizadas indevidamente, de acordo com o contexto;
  • Pedir uma sugestão de correção, de acordo com o contexto, sugerindo uma hipótese correta e explicando a razão da incorreção.
  • Avaliar a atividade através da observação direta.
  • Realizar um Quizziz (https://quizizz.com/) sobre as preposições (com recurso aos telemóveis).
  •  Projetar os resultados obtidos pelos alunos.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.