Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível A2
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português Língua Não Materna (93) | 2019
Palavras-chave:
leitura; interpretação; paráfrase
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Completamento
Tipo de suportes:
texto escrito
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – interpretar; relacionar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
37,2%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Interpretar informação específica e pormenores do texto.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível A2 – p. 5): Leitura – Compreender o sentido global, o conteúdo e a intencionalidade de textos de linguagem corrente.

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos:

A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho. Cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Com esta sequência, pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de produzir paráfrases de pequenos textos ou excertos lidos, articulando a leitura com os usos da língua.

Exemplo de sequência de atividade

 

Por outras palavras

 

  • Projetar/escrever algumas frases no quadro e pedir aos alunos que as tentem dizer de outra forma, sem alterar o sentido.
  • Explicar que o que acabaram de fazer é uma paráfrase.
  • Levar os alunos a descobrir circunstâncias em que a paráfrase pode ser útil: simplificação da mensagem, utilização de vocabulário mais acessível ou mais elaborado, de acordo com as situações de comunicação.
  • Projetar alguns exemplos de paráfrases no quadro, exemplificando as possibilidades: troca de expressões, uso de sinónimos, substituição de advérbios...
  • Organizar a turma em pequenos grupos, de dois ou três alunos.
  • Distribuir o mesmo texto por todos os grupos.
  • Pedir aos alunos que produzam uma paráfrase do texto, com um limite máximo de palavras.
  • Solicitar a leitura dos trabalhos realizados.
  • Analisar as diferentes soluções encontradas por cada grupo, na produção da paráfrase (substituições por sinonímia, recurso à generalizações…), em articulação com o estudo da gramática (e.g. classes de palavras, relações semânticas, estruturas de coordenação).


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.