Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível A2
 
Domínio/Tema:

Gramática

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português Língua Não Materna (93) | 2024
Palavras-chave:

gramática; classes de palavras; locuções adverbiais

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto escrito
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (Superior) – analisar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
66,3%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Utilizar e reconhecer: (…) advérbios e locuções adverbiais de uso frequente.

 

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível A1 – p. 7): Gramática – Utilizar e reconhecer: (…) advérbios e locuções adverbiais de uso frequente.

 

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos: A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Este item é classificado de forma dicotómica.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Propõe-se a construção de frases, utilizando locuções adverbiais de uso frequente.

Exemplo de sequência de atividade

Quem semeia locuções adverbiais, colhe textos

PASSO 1

Introduza uma pequena história cuja mensagem possa ser resumida com um provérbio. Discuta com os alunos o seu significado e faça um levantamento rápido de outros provérbios que eles conhecem ou já ouviram dizer.

PASSO 2

  • Organizar os alunos da turma em pares.
  • Entregar a cada grupo uma lista de locuções adverbiais de uso frequente e uma lista de provérbios (pode utilizar, em alternativa, os provérbios referidos no Passo 1).
  • Solicitar aos alunos que acrescentem uma ou mais locuções adverbiais a cada um dos provérbios, aumentando ou modificando o texto original.

(ex: Em geral, gato escaldado tem medo de água fria; Devagar se vai ao longe. Por isso, não tenhas pressa; A mentira tem perna curta e, de repente, pode tropeçar; Amigos são amigos, negócios, no entanto, são à parte).

PASSO 3

  • Promover a apresentação das respostas elaboradas pelos alunos.

Nota: Pode, neste momento da atividade, discutir-se a dificuldade do exercício, procurando generalizar o comportamento das diferentes locuções adverbiais (distinguindo, por exemplo, as locuções adverbiais que foram simplesmente acrescentadas ao provérbio e aquelas que obrigaram a introduzir novas orações). Poder-se-á também solicitar aos alunos que identifiquem as locuções adverbiais que podem ser substituídas pelas conjunções coordenativas mas e logo, estabelecendo uma relação com as estruturas de coordenação de uso mais frequente.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.