Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível B1
 
Domínio/Tema:

Gramática

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português Língua Não Materna (94) | 1.ª fase de 2024
Palavras-chave:

gramática; classes de palavras; nome; adjetivo

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto escrito
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior) – analisar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
12,5% 
        Grau de dificuldade:
 
Muito Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Distinguir classes de palavras em contexto: nomes e adjetivos.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível A1 – p. 7): GramáticaUtilizar e reconhecer: (…) nome; (…) adjetivo qualificativo (…).

 

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos: A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Este item é classificado de forma dicotómica.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Propõe-se a análise de um texto para que os alunos distingam nomes e adjetivos em contexto.

Exemplo de sequência de atividade:

 

Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és

  • Rever a distinção entre nome e adjetivo, definindo alguns critérios: o nome pode ser precedido de determinantes ou quantificadores (ex: os livros/ alguns livros); todos os adjetivos ocorrem em posição atributiva (ex: o livro grande/o grande livro); muitos adjetivos podem ocorrer em posição predicativa (ex: o livro é grande); muitos adjetivos podem ser acompanhados de expressões de grau (ex: o livro é muito grande), etc.

 

Tarefa 1

  • Distribuir um pequeno texto, onde surjam algumas palavras sublinhadas que, consoante o contexto, possam ser nomes ou adjetivos.

(Ex: Certa manhã, o Miguel foi passear. Apesar de o sol brilhar, o vento estava frio. Miguel encontrou uma pessoa amiga no parque, e, juntos, relembraram os tempos de escola. A amiga tinha muitas histórias para contar, e ele ouvia com atenção, enquanto caminhavam. A voz da amiga era doce e transportava-o para a infância. O frio do outono começava, no entanto, a sentir-se cada vez mais e decidiram parar para beber uma bebida quente e comprar um doce. Assim que entraram na loja, o quente do ar condicionado reconfortou-os e continuaram a conversar até à hora do almoço.)

  • Solicitar aos alunos que observem as palavras sublinhadas no texto e distingam nomes e adjetivos.
  • Promover a apresentação das respostas, solicitando a explicitação dos critérios utilizados para determinar a classe de cada palavra.

 

Tarefa 2

  • Construir um pequeno texto, utilizando algumas palavras como nome e como adjetivo.

(Ex: adulta/jovem/cinzento/belo/velho/sábio/pobre/rico/antigo/vizinho/emigrante.)

  • Partilhar com a turma os textos construídos.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.