Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível B1
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:

Prova-ensaio de Português Língua Não Materna (93) | 2025

Palavras-chave:

leitura; interpretação  

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em digital):

Parte B -  Leitura e gramática 

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Completamento por seleção
Tipo de suportes:
Texto escrito
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (Médio) – interpretar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
----
        Grau de dificuldade:
 
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Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Interpretar informação específica e pormenores do texto.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível A2 – p. 5): Leitura – Compreender o sentido global, o conteúdo e a intencionalidade de textos de linguagem corrente.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível B1 – p. 5): Leitura – Interpretar […] textos e fragmentos de textos literários de dimensão e vocabulário acessíveis.

 

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:

A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

E - Relacionamento interpessoal – As competências associadas ao Relacionamento interpessoal implicam que os alunos sejam capazes de trabalhar em equipa e usar diferentes meios para comunicar presencialmente […]; interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas de itens de escolha múltipla é dicotómica. Neste caso, apenas se considera como resposta correta se o aluno selecionar as três opções corretas.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Propõe-se uma aula que desafia os alunos a reconstruir e a manipular frases de um texto, desenvolvendo a sensibilidade ao contexto e ao valor semântico das palavras.

Palavras em movimento

  • O professor inicia a aula explicando que o objetivo é treinar a escolha da palavra certa a partir de um texto.
  • O professor apresenta um texto e pede aos alunos que o leiam silenciosamente.
  • Os alunos, em pares, recebem cartões com palavras retiradas do texto, mas misturadas com algumas palavras «intrusas» que não pertencem ao texto.
  • Os pares têm de decidir quais as palavras que encaixam no texto, relendo-o e justificando as suas opções.
  • Depois de recolhidas as escolhas, o professor apresenta frases do texto em que foram retiradas palavras-chave. Os alunos voltam a inserir as palavras, mas agora sem lista de apoio, apenas com a memória e a lógica do texto.
  • A turma confronta as soluções, corrige em conjunto e debate as estratégias usadas para decidir: observar o tempo verbal, procurar pistas de coesão, verificar a lógica do enunciado.
  • O professor organiza no quadro as estratégias construídas em conjunto, que servirão de guia para exercícios com textos lacunares mais formais.
  • A aula termina com uma atividade breve e motivadora: cada par cria uma frase do texto com uma palavra em falta e desafia outro par a completá-la.
  • A avaliação realiza-se através da observação direta e/ou no fim da aula, cada par entrega a versão final das frases completadas e o professor analisa-as fora da aula, dando posteriormente feedback individual.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.