Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível A2
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:

Prova-ensaio de Português Língua Não Materna (93) | 2025

Palavras-chave:

leitura; interpretação  

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em digital):

Parte B -  Leitura e gramática 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla 
Tipo de suportes:
Texto escrito
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (Médio) – compreender
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
----
        Grau de dificuldade:
 
----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Compreender o sentido global de um texto escrito.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível A2 – p. 5): Leitura – Compreender o sentido global, o conteúdo e a intencionalidade de textos de linguagem corrente.

 

Áreas de Competência do Perfil do Aluno:

A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

E - Relacionamento interpessoal – As competências associadas ao Relacionamento interpessoal implicam que os alunos sejam capazes de trabalhar em equipa e usar diferentes meios para comunicar presencialmente […]; interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Este item é classificado de forma dicotómica. Neste caso, apenas se considera como resposta correta a seleção da única opção correta.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Com esta sequência, pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade da compreensão da leitura.

4 Na pista do sentido

  • O professor inicia a aula explicando que o objetivo é descobrir como identificar a ideia principal de um texto, através da procura de pistas que revelam o seu sentido global.
  • O professor distribui um texto curto (8–10 linhas, nível A2).
  • Os alunos leem em pares, sublinham pistas importantes e escrevem uma frase de resumo.
  • Os pares comparam as frases, reescrevem-nas e partilham-nas com a turma.
  • Os alunos resolvem, em pares, algumas perguntas de escolha múltipla sobre a compreensão do texto (ideia principal e informações específicas).
  • A turma compara as respostas, justifica as opções e corrige-as em conjunto, sob orientação do professor.
  • A turma reflete sobre as melhores estratégias para chegar à ideia principal; o professor regista no quadro as estratégias partilhadas (ex.: identificar palavras-chave, observar títulos, resumir em frases curtas).
  • A aula termina com uma breve síntese das estratégias construídas em conjunto, que ficam registadas como guia prático para futuras leituras.
  • A avaliação combina observação direta com a elaboração, em pares, de um minicartaz ilustrado (em articulação com a disciplina de Educação Visual) que sintetize as estratégias descobertas, promovendo uma articulação interdisciplinar.

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.