Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível B1
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:

Prova-ensaio de Português Língua Não Materna (94) | 2025

Palavras-chave:

leitura; interpretação  

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em digital):

Parte B -  Leitura e gramática 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla 
Tipo de suportes:
Texto escrito
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (Médio) – compreender
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
----
        Grau de dificuldade:
 
----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Compreender o sentido global de um texto escrito.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível B1 – p. 5): Leitura – Identificar as principais linhas temáticas a partir da leitura de textos variados

 

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:

A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

E - Relacionamento interpessoal – As competências associadas ao Relacionamento interpessoal implicam que os alunos sejam capazes de trabalhar em equipa e usar diferentes meios para comunicar presencialmente […]; interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas de itens de escolha múltipla é dicotómica. Neste caso, apenas se considera como resposta correta se o aluno selecionar as três opções corretas.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Propõe-se uma aula que desafia os alunos a distinguir, num texto, a informação verdadeira da falsa.

 Verdadeiro ou falso?

  • O professor inicia a aula explicando que o objetivo é aprender a verificar informações com base num texto, distinguindo as informações verdadeiras das falsas.
  • O professor apresenta um texto curto, que os alunos leem individualmente.
  • Em pares, os alunos recebem cartões com afirmações retiradas do texto e outras com alterações.
  • .Cada par decide quais são as verdadeiras e quais são as falsas, sublinhando no texto as passagens que justificam a decisão.
  • Os pares partilham as suas escolhas com a turma. O professor pede sempre a justificação com citações do texto para validar a resposta, promovendo uma leitura atenta.
  • A turma confronta as diferentes respostas e discute que tipo de distratores podem aparecer.
  • O professor regista no quadro as estratégias para detetar afirmações corretas (verificar pormenores relativos ao número, ao género e às classes de palavras, por exemplo).
  • A aula termina com uma miniatividade dinâmica: cada grupo cria uma afirmação verdadeira e uma falsa, sobre o mesmo texto, e outro grupo tem de as identificar.
  • A avaliação contempla a análise das justificações apresentadas e a capacidade de criar afirmações verdadeiras/falsas, podendo articular-se com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, ao explorar a importância de verificar a informação.

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.