Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível A2
 
Domínio/Tema:

Compreensão do Oral

Prova/Ano escolar:

Prova-ensaio de Português Língua Não Materna (93) | 2025

Palavras-chave:

compreensão do oral; identificar; profissões

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em digital):

Parte A -  Compreensão do Oral

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla 
Tipo de suportes:
Texto oral
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) – identificar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
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        Grau de dificuldade:
 
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Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Compreender o sentido global de um texto oral.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível A2 – p. 4): Compreensão do oral – Compreender os tópicos essenciais de uma sequência falada e […], quando o débito da fala é relativamente lento e claro;

 

Áreas de Competência do Perfil do Aluno:

A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

E - Relacionamento interpessoal – As competências associadas ao Relacionamento interpessoal implicam que os alunos sejam capazes de trabalhar em equipa e usar diferentes meios para comunicar presencialmente […]; interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Este item é classificado de forma dicotómica. Neste caso, apenas se considera como resposta correta a seleção da única opção correta.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Com esta aula pretende-se promover estratégias que envolvam aquisição de conhecimento, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das AE, que impliquem articulação e uso de conhecimentos e, com o apoio do professor à sua concretização, assentes na compreensão de enunciados orais.

 

Compreensão do oral – as profissões em português

  • Ativação de conhecimentos prévios - O professor pergunta aos alunos: «Que profissões conhecem?» ou «Qual é a profissão dos vossos pais?».

 

  • Registos no quadro das várias profissões referidas pelos alunos (ex: médico/a, engenheiro/a, professora, cozinheiro/a, mecânico/a) e de algumas tarefas associadas (ex: «tratar dos doentes», «ensinar alunos», «cozinhar»).

 

  • Primeiro contacto com o vídeo selecionado pelo professor sobre a temática das profissões. Entrega aos alunos uma folha de trabalho com 3 ou 4 questões gerais sobre o vídeo:

 

 

 

Fonte: https://media.rtp.pt/zigzag/videos/um-dia-quero-cozinheiro/

NOTA: Há outros vídeos sobre outras profissões disponíveis do site da RTP.

  

 

  • Exemplos de perguntas a incluir na folha de trabalho:
  1. Qual é a profissão referida no vídeo?
  2. Que tarefas faz a pessoa nessa profissão?
  3. Que diferentes maneiras de cozinhar os alimentos existem?

 

  • Primeira visualização do vídeo, para captar ideias gerais.

 

  • Registos das respostas, pelos alunos, na folha de trabalho.

 

  • Segunda visualização do vídeo, com explicações do professor relativas ao léxico (trabalho de enriquecimento lexical, com vocabulário sobre a profissão de «cozinheiro»).

 

  • Verificação coletiva das respostas.

 

  • Pedir aos alunos que façam uma gravação áudio curta (no telemóvel ou recorrendo à ferramenta Voki https://l-www.voki.com/) onde falem sobre uma profissão que lhes interesse. O professor pode dar algumas pistas para a construção das frases, tais como «Eu sou …»; «Trabalho em …»; «Faço …».

 

  • Audição das gravações dos alunos da turma e breves comentários dos colegas e dos professores (heteroavaliação de avaliação formativas).

 

  • Resolução do item presente na Prova-ensaio de Português Língua Não Materna (93) – 2025, para consolidação da competência de compreensão do oral.

 

  • A avaliação é feita recorrendo à observação direta, numa perspetiva formativa, através da disponibilização de informação de retorno sobre as tarefas realizadas.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.