Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português Língua Não Materna - nível B1
 
Domínio/Tema:

Compreensão do Oral

Prova/Ano escolar:

Prova-ensaio de Português Língua Não Materna (94) | 2025

Palavras-chave:

compreensão do oral; identificar; xadrez

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em digital):

Parte A -  Compreensão do Oral 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla 
Tipo de suportes:
Texto oral
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) –  identificar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
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        Grau de dificuldade:
 
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Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Compreender o sentido global de um texto oral.

Aprendizagens Essenciais (PLNM | nível A2 – p. 4): Compreensão do oral – Compreender os tópicos essenciais de uma sequência falada e […], quando o débito da fala é relativamente lento e claro;

 

Áreas de Competência do Perfil do Aluno:

A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

E - Relacionamento interpessoal – As competências associadas ao Relacionamento interpessoal implicam que os alunos sejam capazes de trabalhar em equipa e usar diferentes meios para comunicar presencialmente […]; interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade.

 

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Este item é classificado de forma dicotómica. Neste caso, apenas se considera como resposta correta a seleção da única opção correta.

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
  1. Com esta aula pretende-se promover estratégias que envolvam aquisição de conhecimento, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das AE, que impliquem articulação e uso de conhecimentos e, com o apoio do professor à sua concretização, assentes na compreensão de enunciados orais.

 

Compreensão do oral – descobre as regras do xadrez!

  • Ativação de conhecimentos prévios – Conversa orientada pelo professor, com perguntas como as seguintes:

          - Sabem jogar xadrez?

          - Que peças conhecem? (rei, rainha, torre, bispo, cavalo, peão)

          - Que verbos associam ao jogo? (mover, proteger, atacar, perder, ganhar)

O professor pode levar um tabuleiro de xadrez para a aula e as respetivas peças ou realizar a atividade na Biblioteca Escolar, onde, geralmente, este jogo se encontra disponível.  

 

  • Primeiro contacto com o vídeo selecionado pelo professor sobre «Como jogar xadrez?» (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ryX5NJl2OCM). Entrega aos alunos uma folha de trabalho com 1 ou 2 questões gerais sobre o vídeo:

 

  1. O objetivo principal do vídeo é

a) explicar a origem do jogo de xadrez.

b) ensinar as regras básicas do xadrez.

c) mostrar estratégias para ganhar o jogo.

  

  1. O tom do vídeo é

a) humorístico e descontraído.

b) científico e técnico.

c) publicitário e divertido.

 

  1. Cada jogador começa o jogo com

a) 8 peças.

b) 12 peças.

c) 16 peças.

 

  1. O cavalo move-se

a) em forma de cruz.

b) em forma de L.

c) apenas na diagonal.

 

 

  Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=ryX5NJl2OCM

 

  • Registos das respostas, pelos alunos, na folha de trabalho.

 

  • Segunda visualização do vídeo, com explicações do professor relativas ao léxico (trabalho de enriquecimento lexical, com vocabulário específico sobre o jogo de xadrez).

  • Verificação coletiva das respostas.

 

  • Em grupos, os alunos escrevem instruções curtas sobre «Como jogar xadrez», outro jogo que conheçam (dominó, cartas…), ou de um jogo tradicional do seu país de origem.

 

  • Resolução do item presente na Prova-ensaio de Português Língua Não Materna (94) – 2025, para consolidação da competência de compreensão do oral.

 

  • A avaliação é feita recorrendo à observação direta, numa perspetiva formativa, através da disponibilização de informação de retorno sobre as tarefas realizadas.

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.