Ano de escolaridade: 9.º Ano Disciplina/área curricular:
Português Língua Segunda
 
Domínio/Tema:
Leitura
Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português Língua Segunda (95) | 2023
Palavras-chave:

leitura, imagens, narrativa

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:

Texto; Imagens

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (médio) – interpretar; aplicar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Identificar sequências narrativas em imagens.

PASEO – Linguagem e Textos: dominar capacidades nucleares de compreensão nas modalidades escrita e multimodal.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item
  • Leitura atenta e dirigida de histórias.
  • Leitura conjunta e partilhada de histórias, com professor e colegas, discutindo pontos de vista sobre a leitura e interpretações de acontecimentos e comportamentos de personagens.
  • Leitura de textos para concretização de tarefas ou projetos escolares, dentro ou fora do âmbito exclusivo da disciplina de Português Língua Segunda.
  • Leitura e análise de textos .
  • Resposta a questionários de interpretação após a leitura de textos do género histórias.
  • Resposta a questionários de descrição de imagens após a leitura de textos do género histórias, estabelecendo relações entre descrições linguísticas e conteúdos visuais.
  • Leitura, interpretação e comparação de textos do género histórias, estabelecendo parcerias de interdisciplinaridade com outras disciplinas do currículo, nomeadamente Língua Gestual Portuguesa e Educação Visual.
  • Análise de textos, realçando usos não literais, conotativos ou metafóricos da linguagem.
  • Visionamento e análise de filmes em que se apresentem diferentes versões e adaptações do texto lido.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.