Ano de escolaridade: 9.º Ano Disciplina/área curricular:
Português Língua Segunda
 
Domínio/Tema:
Leitura
Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português Língua Segunda (95) | 2024
Palavras-chave:

leitura, comunicação, língua

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:

Texto

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (médio) – Interpretar, aplicar, relacionar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA
  • Relacionar ações de uma personagem com modalidades comunicativas.
  • PASEO – Linguagem e Textos: dominar capacidades nucleares de compreensão nas modalidades gestual, escrita e multimodal.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item
  • Leitura conjunta e partilhada de histórias, com professor e colegas, discutindo pontos de vista sobre a leitura e interpretações de acontecimentos e comportamentos de personagens.
  • Leitura de textos para concretização de tarefas ou projetos escolares, dentro ou fora do âmbito exclusivo da disciplina de Português Língua Segunda.
  • Projetos de parceria entre as disciplinas de Português Língua Segunda e de Língua Gestual Portuguesa.
  • Leitura e análise de textos.
  • Análise de textos, realçando usos não literais, conotativos ou metafóricos da linguagem.
  • Visionamento e análise de filmes em que se apresentem diferentes versões e adaptações do texto lido.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.