Ano de escolaridade:
8.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Português (85) | 2022
Palavras-chave:
texto expositivo (biografia); texto de opinião; relações intertextuais
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto expositivo (biografia); Excerto de um texto de opinião
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) - extrapolar; criar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Pretendia-se que o aluno avaliasse a adequação de uma crítica a informações dadas num texto expositivo/biográfico, operacionalizando descritores das AE do 8.º ano («Identificar […] factos e opiniões»; «Ler em suportes variados textos dos géneros seguintes: biografia, textos de géneros jornalísticos de opinião […].» e descritores associados à área de competências «Linguagens e textos», do PASEO.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve-se o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Promoção de atividades de reconhecimento de relações intertextuais, de natureza diversa, que impliquem a mobilização de informações textuais, explícitas ou implícitas.

Exemplo de sequência didática:

  • Seleção de dois textos expositivos curtos, relacionados com o mesmo tema (por exemplo, a água), em que um deles apresente as causas de um problema e o outro as respetivas consequências (de acordo com critérios como a adequação da linguagem e do conteúdo ao nível de ensino em questão e a extensão apropriada ao tempo de realização da atividade).
  • Construção de uma atividade com as etapas seguintes:

1.ª etapa – Trabalho de pares: leitura dos dois textos (um por aluno) para identificação das ideias-chave, através de sublinhados, e para indicação do assunto.

2.ª etapa – Partilha entre os pares acerca das conclusões a que chegaram relativamente a cada um dos textos.

3.ª etapa – Diálogo em assembleia de turma para identificar a relação de causa-consequência entre os dois textos.

4.ª etapa – Escrita de uma curta exposição sobre o tema dos textos lidos, que inclua pelo menos uma causa e a respetiva consequência, prevendo-se um momento de partilha, de correção e de reescrita das exposições.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.