Ano de escolaridade:
8.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Oralidade

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Português (85) | 2022
Palavras-chave:
texto oral; informação relevante; expressão figurada
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Excerto de uma reportagem
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) - aplicar; interpretar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Pretendia-se que o aluno interpretasse o sentido figurado de uma expressão usada no texto ouvido, através da mobilização de um processo cognitivo intermédio, que implicava a capacidade de inferência, operacionalizando descritores das AE do 8.º ano («Explicar sentidos figurados […] com base em inferências») e descritores associados à área de competências «Linguagens e textos», do PASEO.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação são dicotómicos.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Promoção de atividades que implicam a compreensão de textos orais, de diferentes géneros e de complexidade crescente, incluindo a inferência a partir de informações ouvidas.

Exemplo de sequência didática:

. Seleção de um texto informativo para escuta, de acordo com critérios como a adequação da linguagem e do conteúdo ao nível de ensino em questão e a extensão apropriada ao tempo de realização da atividade.

. Construção de uma atividade com as etapas seguintes:

1.ª etapa – Primeira audição do suporte textual para apreensão do tema e registo, por escrito, de um título que sintetize o assunto do texto.

2.ª etapa – Discussão oral a partir dos títulos sugeridos pelos alunos, de forma a selecionar o mais adequado.

3.ª etapa – Leitura de uma ficha com itens de escolha múltipla que incidam sobre expressões usadas, no texto oral, em sentido figurado.

4.ª etapa – Segunda audição do texto para resolução dos itens.

5.ª etapa – Construção de frases com o objetivo de explorar os diversos sentidos das expressões figuradas usadas no texto oral.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.