Ano de escolaridade:
8.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Gramática

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Português (85) | 2022
Palavras-chave:
frase complexa; oração; conector.
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Excerto narrativo
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – aplicar; interpretar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item implicava a avaliação de uma passagem textual constituída por duas frases e o estabelecimento de uma relação de coordenação entre elas, revelando capacidades de reflexão sobre a estrutura e o funcionamento da língua e dando cumprimento a descritores das AE do 7.º («Identificar a classe de palavras: […] conjunção […] coordenativa disjuntiva, conclusiva e explicativa») e recuperando descritores introduzidos no 5.º («Identificar a classe de palavras: […] conjunção […] coordenativa […] adversativa;») e  no 6.º («Compreender a ligação de orações por coordenação») e operacionalizando a área de competências «Linguagens e textos», do PASEO.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação são dicotómicos.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Promoção de atividades que implicam a observação e a análise crítica de dados linguísticos, com vista a garantir o conhecimento explícito dos alunos sobre as relações de coordenação.

 Exemplo de sequência didática:

  • Apresentação de um corpus linguístico constituído por pares de frases simples, que possam ser transformadas em frases complexas ligadas por conjunções coordenativas (1.ª fase), e de um texto curto constituído por orações coordenadas assindéticas, que impliquem os diversos tipos de articulação (2.ª fase).
  • Construção de uma atividade com as etapas seguintes:

1.ª etapa – Formação de frases complexas a partir dos pares de frases simples e de conjunções coordenativas apresentadas numa tabela.

2.ª etapa – Reconhecimento explícito da relação estabelecida pelos diversos conectores, por exemplo, através de um exercício de associação.

3.ª etapa – Reescrita do texto, com a substituição das vírgulas (que separam as orações coordenadas) pelas conjunções e locuções coordenativas adequadas, de modo a assegurar o estabelecimento das diversas relações de coordenação.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.