Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Oralidade

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português (91) | 1.ª fase de 2022
Palavras-chave:
texto oral; objetivo de escuta; informação relevante; linguagem figurada
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto informativo oral
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) - aplicar; interpretar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
58,6 %
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Pretendia-se que o aluno associasse um segmento do texto em linguagem figurada a uma informação objetiva transmitida no mesmo, por forma a operacionalizar descritores das AE do 8.º ano («Explicar sentidos figurados e contextuais com base em inferências») e do 9.º ano («Analisar a organização de um texto oral tendo em conta o género […] e o objetivo comunicativo»), assim como descritores associados à área de competências «Linguagens e textos» do PASEO.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas de itens de escolha múltipla é dicotómica, isto é, apenas se considera como resposta correta a escolha da opção adequada.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Realizar atividades de compreensão oral que impliquem a receção de informação apresentada com recurso a linguagem figurada.

Realizar atividades de expressão oral em que se discuta a adequação da linguagem utilizada no suporte áudio selecionado.

Exemplo de sequência didática:

  • Seleção de um texto informativo ou argumentativo para escuta, em que se reconheça o uso de linguagem figurada.
  • Construção de um questionário sobre o suporte textual selecionado para dar a conhecer aos alunos antes da primeira audição, prevendo essa construção duas etapas:

1.ª etapa – Primeira audição do suporte para identificação do tema do texto (por exemplo, num item de resposta curta) e de tópicos nele abordados (por exemplo, num item de escolha múltipla com várias opções), seguida de um momento de correção.

2.ª etapa – Segunda audição do suporte para identificação dos tópicos relativos aos quais é usada linguagem figurada (por exemplo, num item de associação), seguida de um momento de correção.

  • Dinamização de uma discussão em grupo sobre a adequação da linguagem figurada usada na referência a cada tópico, no suporte textual ouvido.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.