Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Gramática

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português (91) | 1.ª fase de 2022
Palavras-chave:
texto narrativo; coordenação; sentido do texto
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Excerto de texto narrativo
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) - reconhecer recursos linguísticos
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
31,6%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Pretendia-se que o aluno reconhecesse o uso de uma estrutura de coordenação específica, produtiva para a construção do sentido do texto, por forma a operacionalizar descritores das AE do 9.º ano («Analisar frases simples e complexas para […] divisão e classificação de orações») e da área de competências «Linguagens e textos» do PASEO.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas de itens de escolha múltipla é dicotómica, isto é, apenas se considera como resposta correta a escolha da opção adequada.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Realizar atividades que impliquem a mobilização de conhecimentos gramaticais na análise do modo como se constrói o sentido dos textos.

Exemplo de sequência didática:

  • Seleção de um texto literário.
  • Levantamento de algumas das estruturas sintáticas complexas relevantes para o sentido do texto, prevendo o cumprimento de duas etapas:

1.ª etapa – Reconhecimento das orações em causa (por exemplo, num item de resposta curta).

2.ª etapa – Estabelecimento da relação entre o uso dessas orações e o sentido das passagens respetivas (por exemplo, em itens de escolha múltipla).

  • Recriação, por escrito, de uma ou várias das passagens em causa, com recurso ao mesmo tipo de estruturas complexas.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.