Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Educação Literária

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português (91) | 1.ª fase de 2022
Palavras-chave:
texto épico; texto narrativo; intertextualidade
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restritiva
Tipo de suportes:
Excertos de textos narrativos e excertos de texto épico
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) - extrapolar; criar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
42%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Pretendia-se que o aluno analisasse a relação temática passível de ser estabelecida entre uma passagem do texto épico abordado no 9.º ano e um texto narrativo, por forma a operacionalizar descritores das AE do 7.º ano («Analisar o modo como os temas, as experiências e os valores são representados na obra […]») e do 9.º ano («Ler e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros: Os Lusíadas, de Luís de Camões […]»; «Reconhecer os valores culturais […] manifestados nos textos»), assim como descritores da área de competências «Linguagens e textos» do PASEO.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Realizar atividades que impliquem o estabelecimento de relações intertextuais.

Exemplo de sequência didática:

  • Seleção de dois textos literários para leitura.
  • Construção de um guião de leitura que permita detetar a(s) linha(s) temática(s) comuns a ambos os textos e que preveja o registo dessas linhas, por exemplo, numa tabela.
  • Construção de um texto lacunar que sirva de modelo para a exposição escrita da relação temática entre os textos, tendo por base as linhas registadas anteriormente na tabela.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.