Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Oralidade

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português (91) | 1.ª fase de 2023
Palavras-chave:
texto oral; objetivo de escuta; informação relevante; recursos expressivos
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF e aqui para aceder à prova digital):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Textos informativos orais
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – analisar; relacionar; concluir
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
31,31%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Pretendia-se que o aluno interpretasse o uso repetido de uma forma verbal em função do objetivo comunicativo num segmento do texto, por forma a operacionalizar descritores das AE do 8.º ano («Explicar sentidos figurados e contextuais com base em inferências») e do 9.º ano («Analisar a organização de um texto oral tendo em conta o género […] e o objetivo comunicativo»), assim como descritores associados à área de competências «Linguagens e textos» do PASEO.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

As respostas ao item são classificadas de forma dicotómica, ou seja, a pontuação só é atribuída à resposta correta, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
  • Realizar atividades de compreensão oral que impliquem a receção de informação apresentada com recurso a linguagem expressiva.
  • Realizar atividades de expressão oral em que se discuta a adequação da linguagem utilizada no suporte áudio selecionado.

Exemplo de sequência didática:

  • Seleção, para escuta, de um texto informativo ou argumentativo em que se reconheça o uso de linguagem expressiva.
  • Construção de um questionário1 sobre o suporte textual selecionado, prevendo duas etapas:

    1.ª etapa – Primeira audição do suporte para identificação do tema do texto (por exemplo, num  item de resposta curta) e de tópicos nele abordados (por exemplo, num item de escolha múltipla   complexa), seguida de um momento de correção.

    2.ª etapa – Segunda audição pelos alunos do suporte para identificação dos tópicos relativos aos  quais é usada linguagem expressiva (por exemplo, num item de associação), seguida de um   momento de correção.

           [Observação:]

  • Dinamização de uma discussão em grupo sobre a adequação da linguagem expressiva usada na referência a cada tópico, no suporte textual ouvido.

 

1 O questionário deve ser dado a conhecer aos alunos antes da primeira audição.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.