Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Educação Literária

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português (91) | 1.ª fase de 2023
Palavras-chave:
texto narrativo; tempo
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF e aqui para aceder à prova digital):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Excertos de textos narrativos
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – inferir; analisar; justificar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
29,1%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Pretendia-se que o aluno estabelecesse a relação temporal entre duas passagens do texto (distinção entre o tempo da história e o tempo do discurso), por forma a operacionalizar descritores das AE do 9.º ano («Relacionar os elementos constitutivos do género literário com a construção do sentido da obra em estudo») e da área de competências «Linguagens e textos» do PASEO.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Realizar atividades que impliquem o estabelecimento de relações temporais.

Exemplo de sequência didática:

  • Seleção de um excerto narrativo para leitura em que a ordem do discurso não siga a ordem da história.
  • Construção de um guião de leitura que preveja, em primeiro lugar, o reconhecimento da ordem da história e da ordem do discurso e, em segundo lugar, a explicitação do modo como ambas se articulam.
  • Proposta de redação de
  • – um breve texto expositivo que reflita a análise da articulação entre o tempo da história e o tempo do discurso no excerto analisado;

    – um novo texto narrativo em que a ordem do discurso não siga a ordem da história.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.