Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Gramática

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português (91) | 1.ª fase de 2023
Palavras-chave:
texto narrativo; subordinação; sentido do texto
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF e aqui para aceder à prova digital):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Excertos de textos narrativos
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – identificar; interpretar; aplicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
48,4%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Pretendia-se que o aluno reconhecesse o uso de uma estrutura de subordinação específica, produtiva para a construção do sentido do texto, por forma a operacionalizar descritores das AE do 9.º ano («Analisar frases simples e complexas para […] divisão e classificação de orações») e da área de competências «Linguagens e textos» do PASEO.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

As respostas ao item são classificadas de forma dicotómica, ou seja, a pontuação só é atribuída à resposta correta, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Realizar atividades que impliquem a mobilização de conhecimentos gramaticais na análise do modo como se constrói o sentido dos textos.

Exemplo de sequência didática:

  • Seleção de um texto literário.
  • Levantamento de algumas das estruturas sintáticas complexas relevantes para o sentido do texto, prevendo o cumprimento de duas etapas:

1.ª etapa – Reconhecimento das orações em causa (por exemplo, num item de resposta curta).

2.ª etapa – Estabelecimento da relação entre o uso dessas orações e o sentido das passagens respetivas (por exemplo, em itens de escolha múltipla).

3.ª etapa –Recriação, por escrito, de uma ou várias das passagens em causa, com recurso ao mesmo tipo de estruturas complexas.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.