Ano de escolaridade:
8.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Leitura / Educação Literária

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Português (85) | 2019
Palavras-chave:
narrativa; acontecimentos; desfecho; relações intratextuais
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Excertos narrativos
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – avaliar; relacionar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Pretendia-se que o aluno avaliasse a adequação de um parágrafo à conclusão do texto anteriormente lido. Essa avaliação implicava o estabelecimento explícito de uma relação de causa-efeito entre comportamentos de personagens e acontecimentos, operacionalizando descritores das AE do 8.º ano («Identificar […] causas e efeitos.») e descritores associados à área de competências «Linguagens e textos», do PASEO.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Promoção de atividades de reconhecimento de relações intratextuais, de natureza diversa, nomeadamente de relações de causa-efeito e que impliquem a mobilização de informações textuais, explícitas ou implícitas.

Exemplo de sequência didática:

  • Seleção de um texto narrativo para leitura (de acordo com critérios como a adequação da linguagem e do conteúdo ao nível de ensino em questão e a extensão apropriada ao tempo de realização da atividade) com as várias peripécias do desenvolvimento desordenadas.
  • Construção de uma atividade com as etapas seguintes:

1.ª etapa – Primeira leitura do suporte textual para identificação do assunto.

2.ª etapa – Segunda leitura para identificação de conectores, por exemplo, temporais e espaciais e de pronomes pessoais que permitam o estabelecimento de relações intratextuais e de correferência.

3.ª etapa – Ordenação das peripécias a partir da identificação dos conectores e dos pronomes pessoais.

4.ª etapa – Escrita de um desenlace que corresponda à consequência lógica do desenrolar da ação, prevendo-se um momento de partilha dos textos e a apreciação dos mesmos.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.