Ano de escolaridade:
8.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Oralidade

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Português (85) - 2019
Palavras chave:
texto oral; tópicos; informações
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Ordenação
Tipo de suportes:
Reportagem radiofónica que incluía um depoimento
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (Inferior) – identificar; organizar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item pretendia avaliar a capacidade de reorganização de tópicos com ideias presentes no texto ouvido, através da mobilização de um processo cognitivo elementar, que implicava a localização e a memorização de informações veiculadas, operacionalizando descritores das AE do 7.º («Compreender textos orais») e do 8.º anos («Compreender o(s) tema(s) e as ideias centrais do texto») e descritores associados às áreas de competências «Linguagens e textos» e «Informação e comunicação», do PASEO.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas de itens de ordenação é dicotómica, isto é, apenas se considera como resposta correta a reconstituição da sequência correta das ideias.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Promoção de atividades que implicam a compreensão de textos orais, de diferentes géneros e de complexidade crescente, bem como a reorganização das informações ouvidas.

Exemplo de sequência didática:

  • Seleção de um texto informativo para escuta, de acordo com critérios como a adequação da linguagem e do conteúdo ao nível de ensino em questão e a extensão apropriada ao tempo de realização da atividade.
  • Construção de uma atividade com as etapas seguintes:

1.ª etapa – Apresentação aos alunos de uma frase com características de título jornalístico relacionada com o tema do suporte textual selecionado e solicitação de hipóteses de tópicos relevantes para o desenvolvimento desse tema, a registar por escrito.

2.ª etapa – Primeira audição do suporte textual para validação ou invalidação das hipóteses registadas.

3.ª etapa – Apresentação de um item de ordenação com tópicos abordados no suporte para resolução numa segunda audição do suporte, seguindo-se um momento de correção.

4.ª etapa – Partilha de informações obtidas no âmbito de cada um dos tópicos (com eventual recurso a uma terceira audição do suporte).

5.ª etapa – Escrita de um texto informativo com o título apresentado inicialmente e com uma ordenação dos tópicos diferente da ordenação do texto original, garantindo a coesão e a coerência do novo texto.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.