Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português (91) | 2019
Palavras-chave:
texto expositivo; síntese; relações intratextuais; inferência; causa consequência
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Grupo II

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Completamento por seleção
Tipo de suportes:
Texto expositivo
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – inferir; sintetizar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
44,7%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tinha como objetivo avaliar a capacidade de síntese e a compreensão fina, a partir da inferência, das ideias finais do texto de suporte, por forma ao estabelecimento de relações de causa-efeito, dando cumprimento a descritores das AE do 8.º («Identificar temas, ideias principais, pontos de vista, causas e efeitos, factos e opiniões»; «Explicitar o sentido global de um texto, com base em inferências») e do 9.º ano («Reconhecer a forma como o texto está estruturado»); e operacionalizando a área de competências «Linguagens e textos», do PASEO.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas de itens de escolha múltipla é dicotómica, isto é, apenas se considera como resposta correta

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Promoção da leitura de textos com características expositivas de diferentes áreas do saber e realização de atividades de manipulação que impliquem sublinhar, parafrasear, resumir segmentos de texto relevantes para a construção de sentido; estabelecer relações entre diferentes unidades de sentido; inferir.

Exemplo de sequência didática:

  • Seleção de um texto expositivo para leitura e posterior resumo, de acordo com critérios como a adequação da linguagem e do conteúdo ao nível de ensino em questão e a extensão apropriada ao tempo de realização da atividade.
  • Construção de uma atividade com as etapas seguintes:

1.ª etapa – Projeção de uma versão do texto sem destaques: primeira leitura do suporte textual para identificação do tema e dos tópicos abordados; projeção de uma segunda versão do texto com esses tópicos destacados com uma cor e respetivo registo no caderno.

2.ª etapa – Manutenção da projeção da versão anteriormente referida para identificação da informação principal associada a cada tópico; projeção de uma terceira versão do texto (mantendo os destaques anteriores) com essas informações sublinhadas e respetivo registo no caderno.

3.ª etapa – Manutenção da projeção da versão anteriormente referida para escrita do resumo do texto, seguindo os tópicos e as informações principais assinalados, respeitando as relações lógicas estabelecidas.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.