Ano de escolaridade:
8.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Gramática

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português (85) | 1.ª fase de 2024
Palavras-chave:
texto literário (narrativa), pronome relativo, correferência, antecedente
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto literário (narrativa)
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – analisar; relacionar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Pretendia-se que o aluno indicasse o antecedente de um pronome relativo numa passagem de um texto narrativo, operacionalizando descritores das AE do 7º ano («Identificar a classe de palavras: (…) pronome relativo»), recuperando descritores introduzidos no 4º ano («identificar os antecedentes dos pronomes») e operacionalizando as áreas de competências «Linguagens e textos» e «Raciocínio e resolução de problemas», do PASEO.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas a este item é dicotómica.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
  • Exemplo de sequência didática:

    - Fornecer aos alunos o poema de Carlos Drummond de Andrade “Quadrilha”:

        1ª etapa: sublinhar os pronomes relativos existentes e identificar os respetivos antecedentes;

        2ª etapa: reescrever (em trabalho de pares) partes do texto, transformando as frases complexas em frases simples;

       3ª etapa: reconhecer as correspondências entre cada ocorrência do pronome relativo e o respetivo antecedente;

       4ª etapa: produzir textos curtos (por exemplo lengalengas) nos quais os alunos apliquem a estrutura linguística analisada.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.