Ano de escolaridade:
8.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português (85) | 1.ª fase de 2024
Palavras-chave:
texto expositivo, exemplo, adequação
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto expositivo
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – analisar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Pretendia-se que o aluno explicasse a adequação de uma informação textual num texto expositivo, operacionalizando descritores das AE do 7º ano («Fazer inferências devidamente justificadas.»), e do 8º («[…] deduzir informação implícita a partir de pistas linguísticas»), e ainda descritores da área de competências «Linguagens e textos» do PASEO.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Promoção de atividades de reconhecimento de relações intratextuais e que implicam a mobilização de informações textuais explícitas e implícitas.

Exemplo de sequência didática:

- 1ª etapa:

   Ler um texto expositivo e destacar (usando vários tipos de sublinhado) factos e exemplos que os corroborem de forma adequada e pertinente.

  - 2ª etapa:

    Explicar porque é que os exemplos permitem uma melhor compreensão do que foi exposto;

- 3ª etapa:

    Propor novos exemplos que corroborem os mesmos factos ou criar situações de interação oral em que os alunos tenham de enunciar factos e dar exemplos de situações que provem a veracidade dos mesmos.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.