Ano de escolaridade:
8.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Educação Literária

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português (85) | 1.ª fase de 2024
Palavras-chave:
texto poético; recursos linguísticos; sentidos implícitos
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Completamento por seleção
Tipo de suportes:
Poema
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – avaliar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Pretendia-se que o aluno avaliasse o uso de recursos linguísticos na construção de sentidos de um poema, operacionalizando descritores das AE do 7º ano («Compreender a utilização de recursos expressivos para a construção de sentido do texto.») e do 8º («Identificar marcas formais do texto poético: estrofe, rima, esquema rimático e métrica»; «Compreender o(s) tema(s) e as ideias centrais do texto»), e ainda descritores da área de competências «Linguagens e textos» do PASEO.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Promoção de atividades que implicam a mobilização de recursos linguísticos para a compreensão de textos poéticos.

Exemplo de sequência didática:

1ª etapa:

   - Selecionar poemas para leitura expressiva e identificação de características formais dos mesmos, nomeadamente rima, métrica e ritmo.

2ª etapa:

- Identificar recursos linguísticos usados nos poemas e explicitar o seu contributo para a construção do sentido do texto, por exemplo, indicando a ideia expressa pela repetição de palavras presente numa anáfora.

3ª etapa:

 - Produzir textos com características poéticas a partir de modelos nos quais estejam presentes os recursos linguísticos em análise. 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.