Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português (91) | 1.ª fase de 2024
Palavras-chave:
texto expositivo; ideias principais; organização interna do texto; relações intratextuais
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto informativo
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – interpretar; categorizar; sintetizar; relacionar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
47,7%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Pretendia-se que o aluno reconhecesse a estrutura informacional de um texto, por forma a operacionalizar descritores e ações estratégicas das AE («Identificar temas, ideias principais […]»; «Reconhecer a forma como o texto está estruturado (diferentes partes e subpartes)»; «estabelecer relações entre as diversas unidades de sentido»), assim como descritores associados à área de competências «Linguagens e textos» do PASEO.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

As respostas ao item são classificadas de forma dicotómica, ou seja, a pontuação só é atribuída à resposta correta, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para desenvolver as capacidades de leitura que permitem responder corretamente a este tipo de itens, importa promover a leitura de textos expositivos em que a informação surja organizada de diferentes formas, levando os alunos a:

- sublinhar, parafrasear, resumir os diferentes parágrafos, recolhendo informação relevante para a construção do sentido do texto;

- estabelecer relações entre diferentes unidades de sentido (causa-efeito; comparação; especificação-generalização; problema-solução…).

 

Exemplo de sequência didática:

1.ª etapa – em grupo, leitura do suporte textual para identificação da informação essencial de cada parágrafo, sublinhando as ideias principais (com a mesma cor para as ideias que se repetem e com cores diferentes para destacar as novas ideias);

 

2.ª etapa – em coletivo, partilha e justificação da análise feita pelos diferentes grupos, segurando a compreensão global do sentido do texto e registando, para cada parágrafo, palavras-chave ou tópicos de conteúdo relevantes;

 

3.ª etapa – em coletivo, análise da relação existente entre os diferentes segmentos textuais (exemplificação, reiteração, alargamento, oposição, consequência, conclusão, síntese…);

 

4.ª etapa – em coletivo, reconhecimento da estrutura informacional do texto, recorrendo a elementos gráficos para evidenciar as relações intratextuais identificadas na etapa anterior.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.