Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Gramática

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português (91) | 1.ª fase de 2024
Palavras-chave:
frase complexa; subordinação; oração subordinada substantiva completiva; sentido do texto.
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Excerto de texto dramático
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – identificar; interpretar; aplicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
54,2%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Pretendia-se que o aluno reconhecesse o uso de uma estrutura de subordinação específica, produtiva para a construção do sentido do texto, por forma a operacionalizar descritores das AE do 9.º ano («Analisar frases simples e complexas para: identificação de constituintes […]; divisão e classificação de orações») e da área de competências «Linguagens e textos» do PASEO.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

As respostas ao item são classificadas de forma dicotómica, ou seja, a pontuação só é atribuída à resposta correta, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
  • Seleção de um texto literário.
  • Levantamento de algumas das estruturas sintáticas complexas relevantes para o sentido do texto, prevendo o cumprimento de três etapas:

 1.ª etapa – reconhecimento das estruturas em causa;

 

2.ª etapa – estabelecimento da relação entre o uso dessas estruturas e o sentido das passagens em que se integram;

 

3.ª etapa – recriação, por escrito, de uma ou várias das passagens em causa, com recurso ao mesmo tipo de estruturas.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.