Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Educação Literária

Prova/Ano escolar:
Prova Final de Ciclo de Português (91) | 1.ª fase de 2024
Palavras-chave:
Os Lusíadas, texto épico, intertextualidade, contextualização
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:

Estância de Os Lusíadas

Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – analisar; relacionar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
19%
        Grau de dificuldade:
 
Muito difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Pretendia-se que o aluno mobilizasse conhecimentos e capacidades desenvolvidos aquando da leitura de trechos da obra épica camoniana, para estabelecer a relação entre o sentido de uma estância e a figura histórica retratada num quadro de autor. Previa-se, assim, a operacionalização de descritores das AE do 9.º ano («Ler e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros»; «Relacionar os elementos constitutivos do género literário com a construção do sentido da obra em estudo»; «Reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestados nos textos») e das áreas de competências «Linguagens e textos» e «Pensamento crítico e pensamento criativo» do PASEO.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Realizar atividades de leitura de estâncias da obra épica de Camões que impliquem reconstituir a ordem dos constituintes sintáticos.

Realizar atividades de leitura de estâncias da obra épica de Camões a par da observação de imagens de época, com vista ao reconhecimento do contexto de produção da mesma, nas vertentes histórica, cultural e estética.

 

Exemplo de sequência didática:

  • Seleção de um trecho de Os Lusíadas (entre uma e três estâncias)
  • Levantamento de estruturas sintáticas relevantes para o sentido do texto, com vista à reconstituição da ordem habitual dos constituintes da frase
  • Identificação das ideias-chave na construção do sentido do trecho selecionado
  • Reconhecimento de valores manifestados no texto
  • Estabelecimento de relações entre o texto camoniano e uma ou mais obras pictóricas (ou de outra natureza) relevantes para o enquadramento histórico, cultural e estético dos valores reconhecidos no texto


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.