Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Escrita / Educação Literária

Prova/Ano escolar:
Prova-ensaio de Português (91) | 2025
Palavras-chave:

descrição; comentário; relações intertextuais; textualização (estruturação do texto)

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em digital):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta extensa
Tipo de suportes:

Reprodução de uma pintura; texto narrativo

Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior)– relacionar; analisar criticamente; criar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
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        Grau de dificuldade:
 
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Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Com este item, pretende-se que o aluno produza um texto bem estruturado e correto do ponto de vista linguístico, no qual descreva a situação representada numa pintura e a relacione com a de um texto narrativo, explicitando elementos que exemplifiquem essa relação. A produção de uma resposta adequada implica a explicitação de sentidos globais, a realização de inferências, a análise crítica de aspetos de diferente natureza e a categorização de informação com o intuito de explicitar relações de semelhança ou de contraste.

 

Relação com as Aprendizagens Essenciais:

- «Ler e interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros».

- «Explicitar o sentido global de um texto».

- «Identificar temas, ideias principais, pontos de vista, causas e efeitos, factos e opiniões».

- «Reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestados nos textos».

- «Elaborar textos de natureza argumentativa de géneros como: comentário, crítica, artigo de opinião».

- «Redigir textos coesos e coerentes, com progressão temática e com investimento retórico para gerar originalidade e obter efeitos estéticos e pragmáticos».

 - «Escrever com correção ortográfica e sintática, com vocabulário diversificado e uso correto dos sinais de pontuação».

 

Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (áreas de competências):

- «Linguagens e textos»;

- «Raciocínio e resolução de problemas»;

- «Pensamento crítico e pensamento criativo»;

- «Sensibilidade estética e artística». 

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Nos itens de resposta extensa, os critérios de classificação contemplam os parâmetros seguintes: (A) Género/Formato Textual, (B) Tema e Pertinência da Informação, (C) Organização e Coesão Textuais, (D) Morfologia, Sintaxe e Pontuação e (E) Ortografia.

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por parâmetros com os respetivos níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para que os alunos respondam corretamente a itens como o apresentado, devem ser promovidas abordagens em que se estabeleçam relações entre o conteúdo de diferentes textos ou entre textos e outros suportes (como pinturas ou composições musicais), quer quanto às ideias apresentadas quer quanto ao modo como estas são expressas.

 

Exemplos de situações de aprendizagem:

  • Propor a análise de dois ou mais suportes com uma relação temática, desenvolvendo atividades orais e/ou escritas que permitam a identificação, eventualmente com recurso ao preenchimento de tabelas ou de diagramas, de semelhanças ou de contrastes quanto a tópicos como:

- características de personagens e o modo como são representadas;

- elementos caracterizadores de determinados espaços;

- épocas retratadas e aspetos que contribuem para a sua caracterização;

- emoções presentes e forma como são transmitidas;

- temáticas abordadas e pontos de vista defendidos sobre essas temáticas. 

 

  • Promover uma reflexão sobre a adequação das ilustrações que acompanham textos lidos, justificando os pontos de vista defendidos com exemplos que destaquem a complementaridade entre os suportes ou a existência de contrastes.

 

  • Propor a apreciação e a análise crítica de suportes de diferentes géneros/formatos sobre uma mesma temática, implicando os alunos na identificação de estratégias e de recursos utilizados para alcançar determinados efeitos (apelar, comover, divertir…).