Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

 Gramática

Prova/Ano escolar:
Prova-ensaio de Português (91) | 2025
Palavras-chave:

pronome indefinido; pronome demonstrativo; antecedente; função sintática

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em digital):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:

Texto narrativo

Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – interpretar; relacionar; analisar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
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        Grau de dificuldade:
 
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Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O objetivo deste item desdobra-se nos aspetos seguintes: compreender, no contexto da fala de uma personagem, a relação de co-referência que uma expressão formada por um pronome indefinido e um pronome demonstrativo mantém com o conteúdo que lhe é imediatamente anterior; identificar a função exercida pela mesma expressão enquanto constituinte da frase.

O item encontra-se em conformidade com os descritores relativos ao conhecimento de funções sintáticas, no domínio da Gramática das AE de Português do ensino básico, em articulação com a operacionalização, ao longo do 3.º ciclo, da ação estratégica, proposta no mesmo documento, que prevê atividades no domínio da Leitura que impliquem «estabelecer relações entre as diversas unidades de sentido» de um texto.

Assim, o item avalia a capacidade para identificar a relação entre pronomes demonstrativos e seus antecedentes na linearidade do texto e para reconhecer a função sintática de sujeito, articulando aspetos previstos para os domínios da Gramática e da Leitura das AE com a área de competências «Linguagens e Textos» do PASEO, nomeadamente, no que respeita ao descritor operativo que prevê o domínio de códigos que capacitam para a leitura.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas de itens de escolha múltipla é dicotómica, isto é, apenas se considera como resposta correta a escolha da opção adequada

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

  • Seleção de segmentos textuais para identificação de pronomes e seus antecedentes, a evidenciar graficamente, por exemplo, com recurso a sublinhados.

 

  • Propostas de escrita de segmentos textuais que integrem relações de co-referência asseguradas por pronomes, implicando a explicitação oral dessas relações.