Ano de escolaridade:
9.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

 Gramática

Prova/Ano escolar:
Prova-ensaio de Português (91) | 2025
Palavras-chave:

condicional composto; frase condicional; valor modal; ponto de vista da personagem

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em digital):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:

Texto narrativo

Nível de complexidade
Nível 3 (superior) – interpretar; analisar; avaliar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
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        Grau de dificuldade:
 
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Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Com este item, pretende-se que o aluno analise o modo como uma personagem perspetiva a concretização de determinada realidade, no caso, considerada como inexistente, tendo em conta o emprego de uma forma verbal conjugada no condicional composto. O objetivo do item está em conformidade com os descritores «Conjugar verbos regulares e irregulares em todos os tempos e modos» e «Classificar as orações subordinadas […] condicionais», relativos ao domínio da Gramática das AE de Português do 7.º ano de escolaridade, em articulação com o previsto na seguinte ação estratégica proposta no mesmo documento, para operacionalização ao longo do 3.º ciclo do ensino básico: «compreensão dos textos literários com base num percurso de leitura que implique […] mobilizar conhecimentos sobre a língua […] para interpretar expressões e segmentos do texto». O item testa a capacidade para relacionar o uso de uma determinada forma verbal no condicional com o facto de uma personagem reconhecer a impossibilidade da concretização de dado acontecimento, articulando aspetos previstos para os domínios da Gramática e da Educação Literária das AE com a área de competências «Linguagens e Textos» do PASEO, nomeadamente no que diz respeito ao descritor operativo que integra a compreensão de factos, opiniões, conceitos, pensamentos e sentimentos.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas de itens de escolha múltipla é dicotómica, isto é, apenas se considera como resposta correta a escolha da opção adequada

  

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
  • Seleção e análise de segmentos textuais em que se observe o uso do modo condicional com diferentes valores (factual, hipotético e contrafactual).

 

  • Apresentação de frases condicionais para manipulação, tendo em vista a alteração do valor factual/hipotético/contrafactual nelas expresso.

 

  • Promoção de abordagens de textos literários e não literários que solicitem a mobilização de conhecimentos sobre valores de tempos e modos verbais, para interpretar, por exemplo, a forma como se perspetiva determinado facto ou acontecimento.