Ano de escolaridade: 8.º Ano Disciplina/área curricular:
Tecnologias da Informação e Comunicação
 
Domínio/Tema:
Segurança, responsabilidade e respeito em ambientes digitais
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Tecnologias da Informação e Comunicação (89) | 2023
Palavras-chave:

segurança; palavra-passe

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):

 

 

         Acede à Plataforma Digital da Escola.

         Como é o teu primeiro acesso, tens de criar uma palavra-passe segura.

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:

Plataforma Digital Prova TIC

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (médio) - Construir

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Pretendia-se que o aluno construísse uma palavra-passe complexa cumprindo os requisitos exigidos para adotar uma prática segura na utilização de uma aplicação digital. Este item está associado ao descritor das AE do 8.º ano «Adotar uma atitude crítica, refletida e responsável no uso de tecnologias, ambientes e serviços digitais» e à área de competências «Saber científico, técnico e tecnológico» do PASEO

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

Podem ser criadas situações de aprendizagem nas quais os alunos têm de criar uma palavra-passe segura pois é essencial proteger as informações pessoais garantindo a segurança online:

  • Plataformas de aprendizagem;
  • Correio eletrónico;
  • Computadores pessoais;
  • Redes Sociais;
  • Armazenamento online.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.