Ano de escolaridade: 8.º Ano Disciplina/área curricular:
Tecnologias da Informação e Comunicação
 
Domínio/Tema:
Colaborar e Comunicar
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Tecnologias da Informação e Comunicação (89) | 2023
Palavras-chave:

online; trabalho colaborativo; partilha

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):

 

Acede à aplicação Nuvem e abre o documento de texto «Notas_Maria», partilhado na pasta Trabalho, para trabalhares online e colaborativamente com o teu grupo.

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:

Plataforma Digital Prova TIC

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 1 (inferior) – Efetuar procedimentos elementares

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Pretendia-se que o aluno identificasse os procedimentos necessários para abrir um documento partilhado na nuvem de modo a trabalhar online e colaborativamente com o grupo. Este item está associado ao descritor das AE do 8.º ano «Comunicar e colaborar» e à área de competências «Relacionamento interpessoal» do PASEO

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

Podem ser criadas situações de aprendizagem nas quais os alunos partilham documentos e/ou trabalhos de modo a trabalharem juntos em projetos podendo contribuir a partir de diferentes localizações.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.