Ano de escolaridade:
4.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
PIRLS | 2016
Palavras chave:
 
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à unidade de avaliação em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto 
Nível de complexidade cognitiva:
 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Portugal - 33% / Internacional 45%
        Grau de dificuldade:
 
 
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Finalidade da leitura: Como experiência literária

Processos gerais de compreensão da leitura: Fazer inferências diretas.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

1 – Resposta válida

Refere que essa galinha é bicada por todas as outras, ou que ela não pode bicar nenhuma das outras galinhas, ou que é a galinha que fica nas piores condições.

Exemplos:

- Todas as outras galinhas a bicam.

- Ele não pode bicar nenhuma das outras galinhas.

- A chefe das galinhas está sempre a mandar nela.

- É ela que fica com os piores restos de comida.

0 – Resposta não aceitável

Revela incompreensão relativamente à noção de hierarquia, ou dá uma resposta vaga ou sem relação com o texto, ou repete as palavras da pergunta.

Exemplos:

- Pode ficar doente.

- As outras galinhas sentam-se em cima dela.

- Ainda lhe falta muito até ficar ela a liderar.

- As galinhas gostam de ter um chefe autoritário..

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.