Ano de escolaridade:
4.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
PIRLS | 2016
Palavras chave:
 
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à unidade de avaliação em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto 
Nível de complexidade cognitiva:
 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Portugal - 58% / Internacional 49%
        Grau de dificuldade:
 
 
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Finalidade da leitura: Como experiência literária

Processos gerais de compreensão da leitura: Localizar e retirar informação explícita.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

2 – Compreende de forma completa

Indica dois dos aspetos seguintes:

  • Apanhar a galinha.
  • Pôr comida dentro do galinheiro./Enganar a galinha com comida.
  • Bater com tampas./Fazer barulho (para assustar a galinha).
  • Correr atrás da galinha.

1 – Compreende parcialmente

Indica um dos aspetos referidos acima.

0 – Não compreende

Indica uma estratégia que tenha resultado ou que está incorreta. Dá uma resposta vaga ou sem relação com o texto, ou repete as palavras da pergunta.

Exemplos:

- A Marta faz uma coruja e assusta a galinha vermelha.

- A Marta deixa a galinha fora do galinheiro a noite toda.

- O Samuel dá uma ajuda à Marta.

- Ela consegue assustar a galinha.

- Ela utiliza umas asas.

- Deixa-a na rua a noite toda.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.