Ano de escolaridade:
4.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
PIRLS | 2016
Palavras-chave:
 
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à unidade de avaliação em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto 
Nível de complexidade cognitiva:
 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Portugal - 37% / Internacional 43%
        Grau de dificuldade:
 
 
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Finalidade da leitura: Como experiência literária

Processos gerais de compreensão da leitura: Interpretar e relacionar ideias e informação.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

1 – Resposta válida

Refere-se ao plano inteligente delineado pela Marta, ao facto de a galinha ter sido salva/ter ficado assustada, ou ao facto de a Marta ter afugentado a coruja.

Exemplos:

- Ela enganou a galinha e, assim, a galinha ficou a pensar que a Marta era superior.

- A Marta fingiu que tinha salvado a galinha.

- A galinha vermelha ficou a pensar que a Marta a tinha salvado.

- A galinha ficou a achar que a Marta é corajosa.

- Ela salvou a galinha vermelha da coruja.

- Ela conseguiu afastar a coruja.

- Ela assustou a galinha vermelha.

0 – Resposta não aceitável

Dá uma resposta vaga, sem relação com o texto, ou repete as palavras da pergunta. Revela apenas uma compreensão literal da noção de «topo da hierarquia».

Exemplos:

- A Marta fica a liderar.

- A Marta gosta de mandar.

- Foi o Samuel quem disse isso.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.