Ano de escolaridade:
4.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
PIRLS | 2016
Palavras-chave:
 
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à unidade de avaliação em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto 
Nível de complexidade cognitiva:
 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Portugal - 61% / Internacional 62%
        Grau de dificuldade:
 
 
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Finalidade da leitura: Como experiência literária

Processos gerais de compreensão da leitura: Interpretar e relacionar ideias e informação.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

1 – Resposta válida

Indica que a galinha vai obedecer à Marta.

Exemplos:

- Vai ficar quieta, à espera que a Marta a apanhe.

- Vai entrar no galinheiro sem problemas.

- Vai seguir as outras galinhas para o galinheiro.

- Vai lembrar-se do que a Marta fez e vai ficar parada.

- Vai para o galinheiro com as outras galinhas.

- Vai logo para lá.

- Vai ser obediente.

0 – Resposta não aceitável

Dá uma resposta vaga, sem relação com o texto, ou repete as palavras da pergunta.

Exemplos:

- Vai continuar a fazer a mesma coisa.

- Vai fugir.

- A galinha vai-se zangar.

- Não se vai deixar enganar.

- Ela gosta que a Marta ande atrás dela.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.