Ano de escolaridade:
4.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
PIRLS | 2016
Palavras-chave:
 
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à unidade de avaliação em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto 
Nível de complexidade cognitiva:
 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Portugal - 31% / Internacional 34%
        Grau de dificuldade:
 
 
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Finalidade da leitura: Como experiência literária

Processos gerais de compreensão da leitura: Analisar e avaliar conteúdos e elementos textuais.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

1 – Resposta válida

Indica que a Marta conseguiu resolver o seu problema.

Exemplos:

- Ela encontrou uma solução para que a galinha fizesse o que ela queria.

- Ela conseguiu enganar a galinha para que ela lhe obedecesse.

- Ela encontra uma solução para dar uma lição à galinha.

- Ela encontra uma solução para pôr a galinha no galinheiro.

- Ela descobriu uma maneira de fazer com que a galinha a ouvisse.

- Ela encontra uma solução para pôr a galinha no galinheiro sem dificuldade.

0 – Resposta não aceitável

Dá uma resposta vaga, sem relação com o texto, ou repete as palavras da pergunta.

Exemplos:

- Ela encontrou uma solução.

- O texto é sobre ela encontrar uma solução.

- Na história, a Marta encontra uma solução.

- Ela quer ficar amiga da galinha.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.