Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Alemão
 
Domínio/Tema:

Compreensão do oral

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Alemão (501) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:
Compreensão do oral; situações do quotidiano
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Associação simples
Tipo de suportes:
Textos áudio; imagem
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) - interpretar; relacionar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
65,8%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar a capacidade de compreensão geral de textos áudio de diferentes géneros (anúncios e avisos), tendo também como suporte um conjunto de imagens.

O item tem como referência a operacionalização de descritores inscritos nos documentos orientadores atualmente em vigor:

Aprendizagens Essenciais

. Competência comunicativa: Identificar o conteúdo global, palavras-chave e frases simples em instruções, mensagens, textos simples e curtos, de variados géneros e suportes (anúncios/avisos, mensagens telefónicas, entre outros. (AE, 10.º ano)

. Competência estratégica: Aceder ao sentido de mensagens orais, através de diversos

indícios contextuais e textuais. (AE, 11.º Ano)

Perfil dos Alunos

Áreas de competências: Linguagens e textos

As competências associadas a Linguagens e textos preveem o domínio de capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A resposta ao item é classificada de forma dicotómica. Só é atribuída pontuação às respostas totalmente corretas, sendo todas as outras classificadas com zero pontos.

 

 

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Propostas de atividades com abordagens promotoras do desenvolvimento das Competências Comunicativa, Intercultural e Estratégica previstas nas AE e de áreas de competências inscritas no PASEO.

A. Ativação de vocabulário a partir de imagens

  1. Exploração das imagens que servem de suporte ao item
  2. Elicitação de vocábulos relativos aos elementos presentes nas imagens (brainstorming)
  3. Previsão de situações de comunicação e/ou do quotidiano no contexto das imagens (Ex.º pedir informações / viagem de trabalho ou férias).
  4. Formulação de hipóteses relativamente ao que aconteceu antes, durante e/ou depois da situação ilustrada nas diferentes imagens.

 Nota: O registo de vocabulário poderá ser feito em suporte de papel e/ou digital, apresentado, por exemplo, em formato de nuvem e/ou nuvens de palavras. Sugestões de ferramentas digitais: Wordle, Mentimeter.

 

B. Sistematização de vocabulário

A sistematização de vocabulário poderá ser feita por associação a áreas temáticas (Ex.º situações do quotidiano: ida para o trabalho ou escola; viagens; lazer) retratadas nas imagens e/ou a situações de comunicação que podem ocorrer nos diferentes contextos ilustrados nas imagens.

   1. Promoção do trabalho de pares e/ou em grupo para a elaboração de mapas mentais (registo em papel e/ou em formato digital), apelando à criatividade dos alunos e convocando o desenvolvimento de competências diversas, entre as quais o aprender a aprender.

 

C. Aplicação de vocabulário em contexto

Audição e identificação de sons da vida quotidiana, entre eles, sons associados aos diferentes locais retratados nas imagens (ver com).

  1. Identificação de palavras-chave relacionadas com as imagens.
  2. Elaboração de pequenos textos com as palavras-chave identificadas, prevendo/antecipando os textos que podem ser ouvidos nos diferentes contextos.
  3. Gravação dos textos em suporte áudio, realizada pelos alunos, com recurso a ferramentas digitais (Ex.º Vocaroo).

Partilha dos áudios num mural virtual (Ex.º Padlet) do grupo turma para posterior atividade (Ex.º associação entre áudios e imagens disponibilizadas no mural; identificação dos contextos em que se podem ouvir os textos produzidos (anúncios, avisos, publicidade, mensagens telefónicas, entre outros).

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.