Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Alemão
 
Domínio/Tema:

Compreensão escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Alemão (501) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:
compreensão; estrutura da língua; aplicação
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Associação simples
Tipo de suportes:
Enunciados escritos
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) - interpretar; aplicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
53,8%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar o uso funcional da língua, em contexto, requerendo o reconhecimento de expoentes linguísticos para aplicação em contexto.

O item tem como referência a operacionalização de descritores inscritos nos documentos orientadores atualmente em vigor:    

Aprendizagens Essenciais

. Competência comunicativa: Compreender, selecionar e associar informação explícita (AE 10.º e 11.º anos).

. Competência estratégica: Aceder ao sentido de enunciados escritos, através de diversos

indícios contextuais e textuais. (AE 11.º ano)

Perfil dos Alunos

Áreas de competências: Linguagens e textos

As competências associadas a Linguagens e textos preveem o domínio de capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A resposta ao item é classificada de forma dicotómica. Só é atribuída pontuação às respostas totalmente corretas, sendo todas as outras classificadas com zero pontos.

 

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Proposta de atividades promotoras do desenvolvimento das Competências Comunicativa e Estratégica, no âmbito do item em análise. 

A. Identificar as estruturas da língua e seu funcionamento

  1. O docente deverá selecionar textos que contemplem o uso das estruturas da língua que se pretendem estudar / em estudo.
  2. Retira dos textos (criando espaços em branco) os expoentes linguísticos em estudo. Define um Texto A e um Texto B (os espaços em branco devem ser diferentes num e noutro).
  3. Definir um Aluno A e um Aluno B para trabalho em pares. Entregar os respetivos textos. Os alunos não devem ver o texto um do outro
  4. Os alunos vão lendo o texto alternadamente, fornecendo um ao outro a informação em falta.
  5. A correção da atividade é feita com a projeção do texto para toda a turma, no qual estão destacadas as estruturas em estudo / a estudar.
  6. Observar a sua aplicação / o seu uso nos diferentes contextos.
  7. Sistematizar a(s) regra(s) de aplicação da estrutura em estudo.

 B. Criação de produtos linguísticos (Trabalho de grupo)

  1. Definir grupos de trabalho.
  2. Atribuir-lhes um texto (diferente para cada grupo) e solicitar que identifiquem aspetos da língua já estudados até ao momento (exº tempos verbais, conectores, Infinitivsätze, entre outros).
  3. Solicitar que criem uma atividade semelhante à descrita em (A).
  4. Criar uma ficha de trabalho com as diferentes sugestões dos alunos.
 

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.