Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Alemão
 
Domínio/Tema:

Compreensão escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Alemão (501) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:
compreender; comparar; associar
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Associação múltipla
Tipo de suportes:
Texto escrito (testemunhos pessoais)
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) - comparar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
67%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem com objetivo avaliar a compreensão de informação específica em textos diversos, mobilizando a capacidade de seleção e associação de informação explícita e implícita a interlocutores distintos.

O item tem como referência a operacionalização de descritores inscritos nos documentos orientadores atualmente em vigor:    

Aprendizagens Essenciais

. Competência comunicativa: Compreender, selecionar e associar informação explícita (AE 10.º e 11.º anos).

. Competência estratégica: Aceder ao sentido de enunciados escritos, através de diversos

indícios contextuais e textuais. (AE 11.º ano)

Perfil dos Alunos

Áreas de competências: Linguagens e textos

As competências associadas a Linguagens e textos preveem o domínio de capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A resposta ao item é classificada por níveis de desempenho. A cada nível corresponde uma dada pontuação, de acordo com os critérios específicos.

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Proposta de atividades promotoras do desenvolvimento das Competências Comunicativa e Estratégica, no âmbito do item em análise. 

A. Formulação de hipóteses e verificação das mesmas

Estas atividades poderão ser feitas em suporte de papel ou com recurso à ferramenta Padlet.

Atividade 1

  1. Disponibilizar aos alunos cópias / printscreens das capas de diversos livros.
  2. Disponibilizar as sinopses dos respetivos livros, em separado.
  3. Solicitar aos alunos que leiam as sinopses e as associem aos respetivos livros

Atividade 2

  1. Selecionar pequenos excertos de textos provenientes de fontes diversas (exº jornais, revistas, páginas da Web, sms, entre outros).
  2. Disponibilizar cópias / printscreens das fontes.
  3. Solicitar aos alunos que associem o texto à fonte.
 

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.