Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Alemão
 
Domínio/Tema:

Compreensão do oral

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Alemão (501) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:
compreensão do oral; comparar testemunhos pessoais    
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto áudio
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) - comparar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
79%
        Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar a capacidade de compreensão geral de textos áudio de diferentes géneros (entrevistas, podcasts), remetendo para a comparação entre dois depoimentos.

O item tem como referência a operacionalização de descritores inscritos nos documentos orientadores atualmente em vigor:

Aprendizagens Essenciais

. Competência comunicativa: Identificar o conteúdo global, palavras-chave e frases simples em instruções, mensagens, textos simples e curtos, de variados géneros e suportes (anúncios/avisos, publicidade, noticiários, entre outros). (AE, 10.º ano)

. Competência estratégica: Aceder ao sentido de mensagens orais, através de diversos indícios contextuais e textuais. (AE, 11.º Ano)

Perfil dos Alunos

Áreas de competências: Linguagens e textos

As competências associadas a Linguagens e textos preveem o domínio de capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A resposta ao item é classificada de forma dicotómica. Só é atribuída pontuação à resposta correta, sendo todas as outras classificadas com zero pontos.

Texto 1

3.2 ………………........................………………………………………………………………………………………………….. 8 pontos

Chave: (A)

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Ativação/introdução de vocabulário através das imagens

  1. Visualização/interpretação de imagens ilustrativas de situações de estudo e/ou exame (p. ex. https://www.pikist.com/free-photo-szlpo/pt)
  2. Elicitação de vocabulário, através de uma ferramenta de auscultação de audiências (p. ex. Mentimeter) e criação de uma nuvem de palavras, apelando à reflexão sobre as diferentes formas como os alunos estudam.

 

Aplicação do vocabulário em contexto comunicativo

  1. Audição do texto e comparação das diferentes estratégias de estudo plasmadas na nuvem de palavras com as que são mencionadas no texto.
  2. Audição do texto para registar as estratégias de estudo enunciadas pelos intervenientes do podcast.
  3. Resposta ao item A.3.2, justificando a sua escolha.
  4. Escrita, a pares, de curtíssimos diálogos, em que os alunos apresentam as suas estratégias de estudo e questionam o colega sobre o mesmo assunto.
  5. Apresentação oral dos diálogos, enquanto os alunos ouvintes registam a resposta à pergunta “Was hilft beiden beim Lernen, (aluno X) und (aluno Y)?”
  6. Gravação dos diálogos, em suporte áudio, numa ferramenta digital (p. ex. Padlet ou Dotstorming) onde os alunos votam no relato mais completo, claro e percetível.
  7. Votação nos relatos mais claros e percetíveis, por parte dos alunos, recorrendo à funcionalidade da ferramenta escolhida.

*Links  de acesso às ferramentas digitais sugeridas:

https://www.mentimeter.com/

https://padlet.com/

https://dotstorming.com/

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.