Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Alemão
 
Domínio/Tema:

Competência comunicativa (Compreensão escrita)

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Alemão (501) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:
associação; informação explícita; situações de comunicação   
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Associação múltipla
Tipo de suportes:
Enunciados escritos
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) - reconhecer, associar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
64,9%
        Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar o uso funcional da língua, em contexto, requerendo a associação de expoentes linguísticos a situações de comunicação.

O item tem como referência a operacionalização de descritores inscritos nos documentos orientadores atualmente em vigor:    

Aprendizagens Essenciais

. Competência comunicativa: Compreender, selecionar e associar informação explícita. (AE 10.º e 11.º anos)

. Competência estratégica: Aceder ao sentido de enunciados escritos, através de diversos

indícios contextuais e textuais. (AE 11.º ano)

 

Perfil dos Alunos

Área de competência: Linguagens e textos

As competências associadas a Linguagens e textos preveem o domínio de capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A resposta ao item é classificada por níveis de desempenho, sendo que a cada nível corresponde uma dada pontuação.

Cada número só pode ser usado uma vez, sendo associado apenas a uma coluna: a), b) ou c). Assim, caso o    examinando  associe o mesmo número mais do que uma vez, este deixa de ser considerado para efeitos de classificação.

 

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Proposta de atividades promotoras do desenvolvimento das Competências Comunicativa e Estratégica, no âmbito do item em análise. 

 

A. Ativação de vocabulário e expoentes linguísticos

  1. O professor apresenta uma imagem ilustrativa de uma situação de comunicação e solicita aos alunos que a descrevam.
  2. Distribuição de imagens ilustrativas de situações de comunicação, por grupos de alunos. De forma sucinta, os alunos descrevem-nas oralmente, enunciando funções da linguagem e/ou expoentes linguísticos que se adequem aos contextos representados nas imagens.
  3. Apresentação das imagens, por parte de cada grupo, fazendo referência às situações de comunicação e aos expoentes linguísticos adequados ao contexto em causa.

 

B. Aplicação          

  1. Distribuição de novas imagens e cartões com exemplos de expoentes linguísticos. A cada imagem os alunos deverão fazer corresponder um expoente linguístico.
  2. Cada grupo escolhe uma imagem e a sua respetiva frase e constrói, a partir desta, um pequeno diálogo que irá representar para a turma.

 

 C. Sistematização 

  1. O grupo transfere a imagem para um mural digital (p. ex. Padlet) ou para uma apresentação colaborativa no Google slides e copia o diálogo, como se de uma legenda se tratasse. O mural digital ou a apresentação colaborativa podem ser disponibilizados num link, via correio eletrónico, numa plataforma de ensino remoto ou ainda através de um código QR que os alunos leem com recurso a um telemóvel ou tablet.
  2. Projeção do mural / da apresentação, a partir do/da qual, cada grupo seleciona outro diálogo, memoriza-o e apresenta-o aos colegas/turma, acrescentando uma ou duas frases no mural/na apresentação. O mural/a apresentação ficará organizado/a por situações comunicativas, onde os expoentes ficarão dispostos em categorias, de acordo com funções da linguagem.

 

*Links de acesso às ferramentas digitais sugeridas:

  https://padlet.com/

  https://www.qr-code-generator.com/

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.