Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Alemão
 
Domínio/Tema:

Competência comunicativa (Compreensão escrita)

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Alemão (501) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:
compreensão escrita; informação específica; paráfrase
 
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Cloze
Tipo de suportes:

Texto escrito

Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) - interpretar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
54,3%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem com objetivo avaliar a compreensão de informação específica de um texto através da relacionação desta com uma paráfrase do mesmo, mobilizando assim a capacidade de seleção e associação de informação explícita e implícita.  

 O item tem como referência a operacionalização de descritores inscritos nos documentos orientadores atualmente em vigor:   

Aprendizagens Essenciais

    . Competência comunicativa: Compreender o sentido global, identificar e selecionar informação relevante. (AE 10.º e 11.º anos)

    . Competência estratégica: Aceder ao sentido de enunciados escritos, através de diversos indícios contextuais e textuais. (AE 11.º ano)

 

Perfil dos Alunos

Áreas de competências:

Linguagens e textos

As competências associadas a Linguagens e textos preveem o domínio de capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A resposta ao item é classificada por níveis de desempenho. A cada nível corresponde uma dada pontuação, de acordo com os critérios específicos.

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item.

 

A- Preparação para a realização de um item de preenchimento de espaços.

      Induzir técnicas e estratégias de resolução.

 

  1. Apresentação de um pequeno texto de fácil compreensão com espaços em branco para serem preenchidos com pronomes, verbos , conectores, nomes , adjetivos, etc.
  2. Os alunos fazem uma leitura global do texto com o intuito de compreender a ideia principal de cada parágrafo, sublinhando as palavras-chave e colocando eventuais dúvidas sobre vocabulário desconhecido.
  3. Em pares, preenchem intuitivamente os espaços em branco, de acordo com as palavras que lhes pareçam mais adequadas, tendo em conta o sentido da frase.
  4. Em conjunto apresentam as suas propostas, justificam as suas escolhas e tentam chegar a um consenso final.
  5. Feedback: Confronto da versão final da turma com o texto original e reflexão sobre as opções de determinados vocábulos, atendendo ao contexto da frase.
  6. Sistematização de técnicas / estratégias que facilitam a resolução deste formato de item.

 

B- Preparação para a realização de um item baseado na paráfrase de um texto.

     Aplicar técnicas /estratégias

 (Texto suporte: “Ein Haus auf Rädern….”)

 

  1. Preparação para a leitura (Vorentlastung)

           Ativação de vocabulário: Brainstorming com recurso ao Mentimeter , na modalidade de Wordcloud.

    2. Leitura do texto para responder a perguntas globais sobre o mesmo. (p. ex.: Wer schreibt? Worüber? ).

  1. Clarificação de vocabulário desconhecido e completamento do brainstorming (realizado no Mentimeter) com palavras do texto sobre o tema.
  2. Preparação para a tarefa (item 5 – Cloze/paráfrase), relembrando as estratégias anteriormente apresentadas e chamando a atenção para algumas particularidades e para as instruções da tarefa:

        - O item é uma paráfrase/resumo do texto original com espaços em branco.

        - As palavras a incluir em cada espaço encontram-se no texto original e só podem ser usadas uma única vez.

        - A informação apresentada na paráfrase segue, normalmente, a ordem sequencial do texto original.

  1. Leitura individual do texto e análise detalhada de cada parágrafo por forma a selecionar a informação necessária ao preenchimento do cloze (item 5)
  2. Verificação das respostas, consultando a Chave. 

 

     C. Prática

        Criar pequenos anúncios / Spots publicitários  

Os alunos trabalham em grupos na elaboração de pequenos textos sobre o tema Reisen, por exemplo, que leem    depois em voz alta e/ou apresentam no Padlet, deixando algumas palavras-chave em branco para que os outros grupos adivinhem a palavra que faz, eventualmente, sentido naquele contexto.

Quem adivinhar mais palavras é o vencedor.

  Exº.  In Portugal ist das Wetter am _______________! Besuchen _________uns!

         Die ______________ scheint immer und das Meer ist so_____________!

  

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.