Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Alemão
 
Domínio/Tema:

Competência Comunicativa (Produção escrita)

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Alemão (501) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:
email informal; texto informativo/descritivo  
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta extensa
Tipo de suportes:
Indicações para contextualização da situação
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) - criar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
81,8%
        Grau de dificuldade:
 
Muito fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem com objetivo avaliar a produção escrita, respeitando as convenções textuais: utilizar vocabulário frequente relacionado com o assunto/tema e frases curtas; mobilizar estruturas gramaticais adequadas, articulando as ideias com diferentes conectores de coordenação e subordinação.

O item tem como referência a operacionalização de descritores inscritos nos documentos orientadores atualmente em vigor:    

Aprendizagens Essenciais

. Competência comunicativa: Escrever textos, em suportes diversos, respeitando as convenções textuais, adaptando-as ao destinatário. (AE 10.º e 11.º anos)

. Competência estratégica: Utilizar a sua experiência pessoal, indícios contextuais e semelhanças lexicais e gramaticais para comunicar de forma simples, recorrendo aos conhecimentos prévios em língua materna e outras línguas, nas tarefas de interação e de produção escrita. (AE 10.º e 11.º anos)

 

Perfil dos Alunos

Áreas de competências:

Linguagens e textos

As competências associadas a Linguagens e textos preveem o domínio de capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

Pensamento crítico e criativo

As competências associadas ao Pensamento crítico requerem observar, identificar, analisar e dar sentido à informação, às experiências e às ideias e argumentar a partir de diferentes premissas e variáveis.

As competências associadas ao Pensamento criativo envolvem gerar e aplicar novas ideias em contextos específicos, abordando as situações a partir de diferentes perspetivas, identificando soluções alternativas e estabelecendo novos cenários.

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Proposta de atividades promotoras do desenvolvimento das Competências Comunicativa e Estratégica, no âmbito do item em análise.  

     A. Prática das convenções linguísticas a nível da escrita (pontuação e letras maiúsculas / minúsculas) 

  1. Disponibilizar aos alunos, através de um Qr Code(1), o primeiro parágrafo ou primeiras frases de um texto subordinado à temática em estudo, em texto corrido (as palavras todas juntas, sem pontuação nem diferenciação entre letras maiúsculas ou minúsculas).
  2. Os alunos devem reescrever o parágrafo com a pontuação correta.
  3. Facultar aos alunos o texto original para que possam confrontar com a sua escrita e fazer eventuais retificações.

 

     B. Sistematização de vocabulário 

      Atividade 1 

  1. Identificar marcadores de tempos existentes no texto facultado como modelo a seguir na atividade de escrita.
  2. Propor um exercício escrito com marcadores de tempo (Exº Zuerst, Dann, …).

        Atividade 2

  1. Em pares, os alunos releem novamente o texto e fazem o levantamento de vocabulário do texto relacionado com o tema.
  2. Disponibilizar aos alunos uma atividade com recurso ao Mentimeter(2), na modalidade de Wordcloud.
  3. Os alunos devem registar no Mentimeter o vocabulário que resultou do seu trabalho de pares.
  4. A nuvem de palavras deve ser disponibilizada aos alunos para que estes redijam um texto semelhante ao apresentado como modelo, refletindo a sua experiência/opinião pessoal.

 

 (1) Sugestão de um gerador de Qr Codes : https://www.qrcode-monkey.com/

 (2) Acesso à ferramenta Mentimeter : https://www.mentimeter.com

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.